Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Esperando Na Janela, de Cogumelo Plutão: história da música

Conheça a história de Esperando Na Janela, da banda Cogumelo Plutão, que parece uma música romântica mas não é.

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

2 de Maio de 2023, às 12:00

Se você curte pop rock nacional, com certeza já ouviu Esperando Na Janela, de Cogumelo Plutão, mas talvez não conheça a sua história. Um dos maiores sucessos do grupo também está na lista de letras com significados surpreendentes.

Cogumelo Plutão
Créditos: Divulgação

Lançada exatamente no ano 2000, o hit ficou entre os mais tocados em todas as rádios do nosso país. Com tanta repercussão, acabou integrando a trilha sonora da novela Laços de Família, da Rede Globo.

Chegou a hora de refletir sobre o real significado de Esperando Na Janela, de Cogumelo Plutão. Afinal, sua história carrega muitos segredos, que você está prestes a descobrir. Vamos lá?

Esperando Na Janela, de Cogumelo Plutão: conheça a história da música, sucesso do pop rock

No ano 2000, a banda Cogumelo Plutão lançava o seu álbum de estreia, Biblioteca de Sonhos. Entre as faixas do disco, Esperando Na Janela foi a escolhida para ser a música de trabalho do grupo. 

Com um ritmo bem alto astral, sem deixar de lado o pop rock, a melodia ficou marcada na cabeça dos fãs. Sem falar da letra, que tem um ar meio romântico e filosófico e chegou a inspirar muitas declarações de amor

A escolha não poderia ter sido mais acertada. A canção logo se tornou um grande hit nacional, mantendo-se no Top 10 de todas as rádios do Brasil, durante três semanas consecutivas. E o clipe de Esperando Na Janela também ficou, por muito tempo, entre os mais transmitidos pela MTV. 

Conheça a seguir toda a história por trás da composição e do lançamento de Esperando Na Janela, de Cogumelo Plutão. 

Qual a história da música Esperando Na Janela de Cogumelo Plutão?

Ao ouvir Esperando Na Janela pela primeira vez, temos a impressão de estarmos diante de uma música romântica. Afinal, o cantor parece se declarar para alguém por quem nutre um amor incondicional.

Então, muita gente já criou teorias de que se tratava de alguma namorada ou musa inspiradora que acabou motivando a escrita da letra. 

Mas, na realidade, de acordo com o compositor e vocalista do Cogumelo Plutão, Blanch Van Gogh, a letra da música fala sobre Jesus Cristo. Segundo ele, a sua primeira versão foi até cantada na Igreja, para depois ser incluída no disco da banda. 

As principais inspirações bíblicas 

Quem imaginaria que esta seria uma canção religiosa, não é mesmo? Ela inclusive foi inspirada no versículo 16, do capítulo 3, do livro de João da Bíblia Sagrada. Esse trecho diz o seguinte: 

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

Assim, a letra de Esperando Na Janela fala sobre o amor a Jesus em todas as suas manifestações possíveis, em falas, gestos e sentimentos. Ao mesmo tempo, fala também sobre o amor de Jesus por nós, já que ele deu a sua vida para nos salvar. 

As muitas versões de Esperando Na Janela

Depois do grande sucesso na versão original, muitos artistas resolveram gravar as suas próprias interpretações da canção. 

Uma das mais conhecidas é a versão de Esperando Na Janela da dupla Rionegro & Solimões, de 2004, que transformou o rock característico do Cogumelo Plutão em um sertanejo bem dançante, quase um forró.

Outros artistas que também emprestaram a sua voz para o hit foram as cantoras Angelica e Luiza Possi, as duplas Zezé di Camargo e Luciano e César Menotti & Fabiano e a banda gospel Rosa de Saron. 

Análise completa de Esperando Na Janela

Vamos fazer agora uma análise das principais estrofes da música. Começando pelo título, você já se perguntou por que o nome da música é Esperando Na Janela

Se pensarmos na inspiração religiosa, podemos deduzir que se trata da espera por Jesus em nossas vidas, para nos guiar e mostrar o melhor caminho

O grande guia

Quando me perdi, você apareceu

Me fazendo rir do que aconteceu

E de medo, olhei tudo ao meu redor

Só assim enxerguei que agora eu estou melhor

Na primeira estrofe, percebemos uma das máximas do Cristianismo: Deus, personificado em Jesus, sempre nos mostra a melhor direção. Então, sempre que nos sentimos perdidos, é Ele que aparece, para nos trazer alegria e segurança diante do medo. 

O caminho aos céus

Você é a escada da minha subida

Você é o amor da minha vida

É o meu abrir de olhos no amanhecer

Verdade que me leva a viver

Subir para o reino dos céus é um dos maiores desejos dos cristãos. Por isso, quando Blanch Van Gogh canta sobre a “escada da minha subida”, sabemos que ele está se referindo a essa vontade.

Além disso, conseguimos ver, nessa estrofe, uma declaração de amor incondicional a Jesus. Ele é descrito como a luz que nos faz abrir os olhos no amanhecer e que traz a verdade da vida. 

A tradução do que é o amor

Você é a espera na janela

A ave que vem de longe tão bela

A esperança que arde em calor

Você é a tradução do que é o amor

Aqui, temos a menção clara ao versículo da Bíblia que inspirou o vocalista do Cogumelo Plutão. Afinal, para os cristãos, Jesus é realmente a tradução do que é o amor. 

Jesus é a cura e a fonte da felicidade

E a dor saiu, foi você quem me curou

Quando o mal partiu

Vi que algo em mim mudou

No momento em que quis

Ficar junto de ti

E agora sou feliz

Pois lhe tenho bem aqui

Quem é cristão acredita que Jesus Cristo é a cura para todos os males do mundo. Por isso, Blanch Van Gogh canta que a dor saiu, porque foi Ele quem o curou. Para finalizar a canção, ele ainda acrescenta que, agora que ele aceitou o Filho de Deus ao seu lado, a sua vida é mais feliz

Saiba quais são as melhores músicas que falam sobre Deus

Você acaba de desvendar o significado de Esperando Na Janela, de Cogumelo Plutão, através de sua história. 

Agora, não deixe de conferir a nossa seleção com as melhores canções que falam sobre Deus, entre faixas nacionais e internacionais, que vão muito além da música gospel.

músicas que falam sobre deus

Leia mais: