Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quais os maiores boygroups do k-pop? Conheça os mais influentes

O k-pop dominou o mundo, principalmente com os boygroups. Saiba a seguir quais são os mais importantes dessa cena musical.

#kpoppers · Por Karoline Póss

13 de Maio de 2024, às 12:00

Grupos como BTS, EXO e Stray Kids são alguns dos maiores boygroups do k-pop, grandes responsáveis por transformar o k-pop neste grande fenômeno musical, que arrasta legiões de fãs e lota estádios ao redor do mundo.

A história, no entanto, remonta ao começo dos anos 2000, quando atos da segunda geração começaram a explorar o mercado musical fora da Coreia, dando os primeiros passos e abrindo portas para uma carreira internacional. 

Que tal conhecer alguns dos maiores boygroups de k-pop que ajudaram a escrever essa história?

Confira os maiores boygroups do k-pop

Com tantos talentos na música coreana, a seleção para esta lista foi difícil.  Levamos em consideração critérios como popularidade, vendas, charts, público em turnês, conquistas em premiações e impacto cultural/histórico para a formação do k-pop. 

Confira alguns dos maiores boygroups do k-pop:

BTS

De origens humildes em uma empresa pequena, o BTS construiu seu nome e conquistou sucesso mundial com hits que quebraram recordes de visualizações, streamings e vendas. Assim, o grupo furou a bolha do k-pop rumo ao estrelato internacional. 

Para além do hit Dynamite, o sucesso de Spring Day, de 2016, segue intacto nos charts coreanos até hoje, sete anos mais tarde.

EXO

Considerado o responsável pelo início da terceira geração do k-pop, o EXO entrou em cena com atividades simultâneas na Coreia e na China, além do grande interesse mundial que recebeu desde seu debut. 

Com álbuns de sucesso, o grupo conquistou os principais prêmios da música coreana em eventos como GDA, MAMA e SMA.

TVXQ

Ao lado da cantora solo BoA, o TVXQ é considerado o grupo de k-pop responsável por abrir as portas do mercado japonês para artistas coreanos. Afinal, o TVXQ foi o primeiro ato coreano a se apresentar no Nissan Stadium, com capacidade superior a 70 mil pessoas. 

Duas décadas após sua estreia, o grupo continua em atividade.

BIGBANG

Ainda na segunda geração, o BIGBANG foi um dos primeiros atos coreanos a furar a bolha da música coreana e, não à toa, ganhou o apelido de Reis do K-POP. 

Em 2011, o boygroup conquistou o prêmio de Melhor Artista Mundial no MTV Europe Music Awards, sendo o primeiro grupo coreano a vencer uma grande premiação internacional

SEVENTEEN

Auto-produzido, os integrantes do Seventeen assinam composição, letra e até coreografia de seus próprios lançamentos. 

Foram tão bem-sucedidos que ajudaram a reerguer a Pledis Entertainment de uma grande crise financeira e se tornaram um dos maiores boygroups do k-pop. 

Stray Kids

E falando em grupos auto-produzidos, os integrantes Bangchan, Han e Changbin, apelidados de 3RACHA, assumem a parte criativa do grupo e são responsáveis por grande parte da discografia do Stray Kids

O grupo estreou em 2018 e liderou a quarta geração do k-pop com grandes conquistas no cenário mundial. 

Super Junior

Apelidados de Reis da Hallyu, o Super Junior ajudou o k-pop a se firmar em território latino com sua grande popularidade na América do Sul. Seus integrantes também são conhecidos por atuarem em diversos ramos do entretenimento, como música, dança, direção, cinema, televisão e teatro musical. 

GOT7

Falando em América Latina, o GOT7 figura entre os grupos de kpop mais famosos no Brasil com sua relação de longa-data com o “say hi to Brazil”, piada interna entre o grupo e os fãs. 

Donos dos virais Hard Carry e Just Right, estão atualmente focados em atividades solo e vários integrantes já fizeram shows no Brasil.

NCT

O NCT é um projeto ambicioso, formado por 26 membros e dividido em seis unidades – Dream, 127, U, DoJaeJung, Wish e WayV – que atuam na Coreia, Japão e China. 

A peculiaridade ativou a curiosidade do público, e a qualidade de suas músicas consagrou o NCT como um dos maiores boygroups do k-pop.

ATEEZ

Quando o ATEEZ entra em cena, todos param para apreciar seu show de talentos com performances icônicas marcadas por coreografias afiadas, vocais impecáveis, raps envolventes e uma imensa presença de palco, que lota estádios com seus fãs apaixonados. 

TXT

O TXT fez seu debut como os “irmãos mais novos do BTS” e logo conquistou seu próprio público com uma discografia diversificada. O grupo já marcou presença em grandes festivais, como o Lollapalooza, ajudando a levar o nome do k-pop ainda mais longe.

SHINee

Em atividade desde a segunda geração, o SHINee causou um grande impacto cultural no k-pop com músicas como Lucifer e Ring Ding Dong. Mais de 15 anos após seu debut, o grupo da SM Entertainment segue em alta graças à sua capacidade de reinvenção

INFINITE

O INFINITE pode não ter tanto reconhecimento internacional, mas é um dos grupos preferidos da nação coreana e impactaram o mercado com uma volta triunfal como donos da própria empresa. Seus integrantes também são famosos por atuarem em k-dramas e peças teatrais.

2PM

E falando em idols que atuam, os integrantes do 2PM são internacionalmente conhecidos por suas participações em dramas como Vincenzo e Sorriso Real. Na música, suas canções repletas de sensualidade viraram a marca registrada do grupo, e o sucesso My House foi replicado por vários idols da indústria.

HIGHLIGHT

Anteriormente conhecido como BEAST, o HIGHLIGHT também merece seu lugar na lista dos maiores boygroups do k-pop pela sua relevância histórica na indústria, assumindo um novo nome em busca da liberdade criativa e conquistando novos fãs no percurso. 

BTOB

Com integrantes donos de vocais incomparáveis e de um carisma que conquistou fãs ao redor do mundo, o BTOB é um dos grupos idols mais queridos na Coreia, dominando os charts locais e a programação da TV coreana.

Monsta X

Formado pelo reality de sobrevivência NO.Mercy, o Monsta X fez sua estreia em 2015 e não demorou a chamar atenção com sua mistura envolvente de vocais suaves e raps potentes, que dominam os charts coreanos a cada lançamento.

Enhypen

Em constante ascensão desde sua formação no I-LAND, o Enhypen foi considerado o grupo “rookie do ano” por diversas premiações coreanas e, hoje, é um dos maiores boygroups do k-pop. 

Origem das boybands

Para além do k-pop, a história das boybands começa nos anos 40 e não pretende terminar tão cedo. Conheça a origem dos grupos masculinos que marcaram a música!

História das boybands